etiquetas

terça-feira, 16 de março de 2010

O NOME

O Nome

Souto ou Soito? O nome confunde-se e alterna no tempo já que aparece o nome de Souto em várias passagens documentais, nomeadamente na lista das Igrejas de Riba Côa datada de 1321, no Cadastro da população do Reino de 1527 e no Dicionário Geográfico do Reino de Portugal de meados do século XVIII entre outros. Continuou o nome de Souto, a ser usado pelos CTT e alguns departamentos governamentais, digo alguns, porque por exemplo a Repartição de Finanças e a Câmara Municipal já há muito que vinham a usar o nome de Soito.
De Sotto, passou a Soutto, Souto e Soito, havendo épocas em que era conhecido como Sotto de Riba Côa, ou Cima Côa, conforme identicamos nos registos do diversos párocos.
Na documentação destinada a esta terra e que no relatório de contas da Santa Casa da Misericórdia datado de 1847 já era Soito o nome referido, mais, toda a documentação da Misericórdia, num espaço de mais de 80 anos até 1934, refere apenas Soito, porém a partir desta data, Souto e Soito alternam entre si numa diferenciação que só pode ser atribuída ao critério ou à simpatia de cada Secretário, Provedor, ou a qualquer pena que ao sabor de quem a movia, escrevia um ou outro termo.
Nos próprios registos paroquiais de óbitos, baptizados e casamentos, Souto e Soito alternam desde há séculos conforme o gosto ou a vontade do pároco da época.
O Governo Civil da Guarda, no alvará n.º 28 de 25 de Fevereiro de 1935, que nomeia a Comissão Administrativa para a SCMS, refere Souto, para quase oito anos depois a mesma entidade, no alvará n.º 55 de 1 de Novembro de 1943 referir Soito.
Os recibos da contribuição predial dos prédios rústicos pertença da Santa Casa referentes a 1926 e outros, emitidos pela Repartição de Finanças do Sabugal diz: Misericórdia do Soito.
Várias cartas vindas do Ministério do Interior, são endereçadas à Misericórdia do Soito-Sabugal
Na lista do código postal, edição actualizada em 1996, pode ler-se: 6320 Soito.
A maioria dos historiadores e escritores contemporâneos refere-se a este povo usando e aceitando Soito como nome mais conhecido e vulgarizado.
O Dr. Joaquim Manuel Correia em Memórias do Concelho do Sabugal refere Soito (Pag 1) ou Souto ( diversas), assim, qualquer dos termos aceitar-se-á por correcto embora eu, pessoalmente, prefira usar o nome de Soito e gostasse que o ver tornado oficial para evitar confusões, daí que apele aos órgãos oficiais representativos do povo para que iniciem o processo legal de alteração e confirmação do nome de Soito a fim de evitar uma dualidade tantas vezes embaraçosa e até confusa para quem desconhece a região, visita a nossa terra e até para os próprios habitantes..
Pelo que sabemos de testemunhos de respeitáveis anciãos, o nome Soito tem vindo desde há séculos a ser usado no modo verbal e é Soito o nome porque foi e é conhecido a portas fora, no entanto Souto tem sido usado na forma escrita ainda que não de modo absoluto.
No dia 13 de Maio de 1999 o Soito foi elevado à categoria de Vila e os documentos que o atestam, vindos da Assembleia da Republica referem Soito.

Sem comentários:

Enviar um comentário