etiquetas

domingo, 7 de março de 2010

Capela de São Modesto (antiga)

A antiga capela de São Modesto

A primitiva capela de São Modesto estava implantada no hoje Largo Engenheiro Engrácia Carrilho e foi demolida em finais de 1946 para dar lugar ao Chafariz da Praça.
A actual foi construída fora da povoação, do lado nascente, a cujo bairro, posteriormente construído, foi atribuído o nome do Santo.
Construída a um nível superior, era acedida por uma pequena escadaria virada a norte tendo plantada quase em frente à porta principal uma árvore de grande porte, chamada álamo e que também foi arrancada pelo motivo atrás referido.
Esta antiga capela, que muitos dos nossos conterrâneos mais velhos ainda recordam, talvez por ser a mais bem localizada, a meio da povoação, foi palco de milhares de celebrações e cerimónias religiosas do povo do Soito.
Foi ali enterrada Maria de 6 anos em 25 de Junho de 1811
Foram também inúmeros os casamentos ali celebrados principalmente em 1812,1813 e 1814:
Em 15 de Maio de 1812“receberam-se como marido e mulher” José Carrilho, viúvo de Maria Correia e Maria Lourença, filha de Domingos Lourenço e Maria Jorge.
Em 23 do mesmo mês foi Manoel Martins, viúvo que ficou de Tereza Gaspar, da Vila de Alfaiates, com Maria Lourença, viúva que ficou de Manuel Gonçalves Gayão.
Em 22 de Junho foi José António, natural da Nave, filho de Manuel Manso, com Francisca Rodrigues, natural da Quinta de Aldeia da Dona e residente nesta freguesia,
Em 14 de Outubro casou José Lopes, filho legítimo de Manuel Lopes e de Teodora Gonçalves com Isabel Lourença, viúva que ficou de Manuel Nabais.
Aos19 de Outubro casaram Manuel Gonçalves Garrido, filho de Manuel Gonçalves Garrido com Luísa Segura filha de Bernardo da Fonseca e de Luísa Segura.
Em 25 de Novembro foi a vez de António Garcia com Maria Nunes.
Aos 11 de Janeiro de 1813 casou Luís Nunes, filho de Manuel Nunes Meirinho com Maria Martins filha de Miguel Martins.
Aos dezoito do mesmo mês casou João Martins, natural da Nave com Isabel Gonçalves.
No mesmo dia casou também seu irmão Manuel (?) Martins, irmão do anterior, e Vitória Gonçalves, irmã também da anterior noiva, eles filhos de António Martins, da Nave, e elas filhas de Manuel Gonçalves Garrido e de sua mulher Maria Affonso.
Aos 6 de Fevereiro foi Domingos Nunes com Maria Nabais.
Em 11 do mesmo mês de Fevereiro casou Manuel Vaz com Anna Dias.
Em 25 do mesmo mês, casaram Paulo Gonçalves filho de Manuel Gonçalves Martelo e de Paula Fernandes com Luísa Dias, filha de Mattias Dias e Maria Jorge.
Em 28 do mesmo, casou José Nunes, filho de Gabriel Nunes e de Anna Lourença com Joaquina Garcia filha de Joam Garcia e Maria José.
No dia 1 de Junho: José Manso, filho de Manuel Manso e de Rosaria Fernandes com Maria Gonçalves, viúva de Joam Gonçalves Gayão.
Em 12 do mesmo mês: Manuel Garcia filho de Joam Garcia e Ana Garcia com Maria Roballa, viúva de José Luís.
29 do mesmo mês: Manuel Gomes, filho de José Gomes com Maria Vaz filha de Gabriel Vaz.
Em 16 de Agosto casaram José Garcia, viúvo de Anna Angélica da vila do Sabugal com Maria Pereira viúva de Paulo Lopes.
No dia 19 foi Manuel Martins, filho de José Martins e Maria Nunes Antão, com Maria Dias, filha de José Lourenço e Ana Dias.
No dia 27 de Setembro: Manuel Nunes, filho de Miguel Nunes e Isabel Lopes, com Anna Fernandes, filha de Manuel Manso e Maria Garcia.
Em 6 de Outubro José Fernandes Russo, viúvo de Maria Carrilha casa com Barbara Gonçalves, filha de José Gonçalves Lucas e Barbara Gonçalves.
Em 9 de Novembro: José Carrilho, viúvo de Maria Fernandes casa com Maria Martins viúva de Manuel Martins Loceiro.
Em 13 do mesmo mês são celebrados três casamentos: um de Gabriel Antunes, filho de Manuel Antunes e Maria Nunes, com Domingas Martins, filha de Manuel Martins e Maria Mansa.
No mesmo dia casam: Manuel Vaz, filho de Sebastião Vaz e Anna Garcia com Anna Roballa filha de José Roballo e Maria Fernandes, casa também sua irmã Maria Vaz com Luís Gonçalves Garrido, filho de Manuel Gonçalves Garrido e Maria Affonso.
No dia 27, celebram o matrimónio: Manuel Lourenço, filho de Domingos Lourenço e de Maria Jorge, com Maria Carrilha, filha de Manuel Gonçalves e Maria Gonçalves.
Em 29 de Janeiro de 1814 foi Manuel Lourenço, viúvo que ficou de Maria Nunes com Barbara Garcia, filha de José Garcia e Maria Martins
Em 12 de Fevereiro Paulo Robalo viúvo de Joaquina Carrilho, celebra o seu 3º casamento, desta vez com Maria Gonçalves, filha de José Gonçalves e Maria Gonçalves de Matos.
Em 25 de Maio, José Balam, filho de Manuel Nunes e Maria Balona casa com Maria Paula, natural da Nave, filha de Francisco Gonçalves e Antónia Paula.
No dia seguinte casa Domingos Pereira, viúvo de Quitéria Martins com Maria Nunes,filha de pai incógnito e de Paula Nunes.
Em 25 de Junho: Manuel Carvalho, filho de Francisco Carvalho e Maria Martins com Luísa Roballa, filha de António Martins e de Luísa Roballa.
No dia 26 de Novembro:  Manuel Manso, filho de José Manso e de Maria Gonçalves casa com Maria Nunes filha de José Nunes e Luísa Fernandes.
Em 4 de Dezembro; Bernardo Gomes, filho de José Gomes e de Luísa Martins, com Maria de Jesus, filha de Manuel Gonçalves e Luísa Gonçalves.
Em 7 de Janeiro de 1815: João Pedro Mangas, filho de João Pedro Mangas e de Maria Micaela, natural da vila do Sabugal, com Antónia da Fonseca, filha de Manuel da Fonseca,dos Meios,  e de Luísa Fernandes.
Em 16 de Janeiro de 1815: Miguel Antunes, viúvo de Maria Afonso, com Antónia Garcia, viúva de Manuel Robalo.
Ticarlos

Sem comentários:

Enviar um comentário