etiquetas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Em memória de...

Completaram-se em 30 de Novembro, 12 anos sobre o fatal e inesperado desaparecimento de um grande Soitense.
Nessa manhã de Inverno, num trágico acidente de viação, falecia o Engenheiro Manuel Augusto Engrácia Carrilho e terminava assim uma carreira profissional e social difícil de igualar.
Nasceu no Soito em 27 de Setembro de 1916, onde completou o ensino primário, mas cedo o destino o chamou a Viseu, sua segunda terra, onde fixou residência, casou e teve sete filhos, todos licenciados, entre os quais o Professor e filósofo Manuel Maria Carrilho que foi Ministro da Cultura e com tal estatuto visitara o Soito em 8 de Agosto de 1999...
Visitava frequentemente a sua terra, onde carinhosamente era tratado por Sr. Manuelzinho e onde possuía uma quinta, no bucolismo dos campos, para ali descansar e esquecer por algum tempo, a vida acelerada da cidade.
Após os estudos preparatórios ingressou no Instituto Superior de Agronomia onde se formaria em Engenheiro Agrónomo.
Em 1948 passou a fazer parte da Junta de Colonização Interna e como Delegado em Viseu foi um dos grandes impulsionadores da criação da Colónia Agrícola Martim-Rei, situada nos terrenos entre o Sabugal e Quadrazais e na qual se instalaram algumas dezenas de famílias, numa época em que a produção agrícola era a maior riqueza do país.
Foi nomeado Delegado do Governo junto da Federação dos Vitivinicultores da Região do Dão e foi Deputado à Assembleia Nacional.
Em 20 de Julho de 1957 é eleito Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, uma das mais importantes do país, até 1974, e, ali desenvolveu uma actividade digna e virada para o futuro, modernizando e construindo equipamentos sociais de que Viseu se pode orgulhar.
Em 1964 havia sido nomeado Governador Civil de Viseu, lugar que ocupou até 1971 e, nesse mesmo ano, é nomeado o primeiro Presidente da Comissão de Planeamento da Região Centro, actual Comissão de Coordenação Regional.
Em 1981 é de novo eleito Provedor da Misericórdia de Viseu, onde continuou a obra deixada.
Como cidadão querido da cidade de Viriato foi ainda Presidente da Câmara desde 1986 a 1989.
Pelos serviços prestados e em sinal de reconhecimento, foi-lhe atribuído o grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo e em 1971 foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Viseu.
Em 1992, ano da sua morte ainda pertencia aos órgãos sociais da TVI, da Direcção da União das Misericórdias e do Conselho Nacional da Universidade Católica.
O título póstumo foi-lhe concedida a Comenda da Ordem de Mérito, a Grã-Cruz da União da Misericórdias e o Viriato de Ouro, a mais alta condecoração da Câmara e Assembleia Municipal de Viseu.
No Soito, em 8 de Agosto de 1999, e com a presença do Dr. Manuel Maria Carrilho e em memória de seu pai, foi dado o nome do Engenheiro Engrácia Carrilho à Praça onde existiu a casa de seus pais e onde terá nascido.
Que descanse em paz e que outros em vida lhe sigam o exemplo de homem íntegro e afável para bem do Soito e do Pais.
2004

2 comentários:

  1. Por acaso alguém me saberá informar sobre o nome dos avós do Eng.º Manuel Augusto Engrácia Carrilho?
    Obrigado.
    J. Alves

    ResponderEliminar
  2. Os avós maternos (Engracia)têm origem na Nave, os paternos eram do Soito; José Carrilho e Mariana Carrilho casados em 4 de Fevereiro de 1880

    ResponderEliminar