etiquetas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Património (Capela da Misericórdia)




Capela da Misericórdia

Esta capela, a que já o Padre Hipólito se referia em 1758, estava localizada no sítio da Carreira e todo o espaço envolvente fazia parte da Eiras públicas.
A sua exacta localização era uns metros além da actual entrada do Cemitério e ainda hoje existe um pilar em pedra de granito como seu resíduo.
Com a construção do Cemitério, em 1836/37, ficou envolvida por este.
Foi transferida para a actual localização em 1934.
Foi reconstruída em 1992 pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia.
Teve durante tempos incontáveis um papel relevante na vida do povo do Soito, já que para além de ali se realizarem muitos enterros antes da existência do Cemitério, basta recordar que em apenas seis anos (entre 1825 e 1830) foram ali sepultados mais de 160 corpos, era nela também que se reuniam os irmãos da Irmandade no primeiro Domingo de Julho, de tarde, depois da festa de Santa Isabel, para elegerem a nova Mesa que havia de servir no ano seguinte.
Foi palco de vários casamentos entre eles o de José Alves, viúvo, de Alfaiates, com Luísa Jorge, tendo sido testemunha o Capitão-mór da vila de Alfaiates Narciso Fernandes Botelho em 6 de Julho de 1814.
Era também nesta capela que todos os meses se reunia a Mesa da Irmandade conforme consta nos Compromissos de 1858, 1868 e 1914.

Sem comentários:

Enviar um comentário