etiquetas

domingo, 18 de março de 2012

Cruzeiro da Teixugueiras

O Cruzeiro das “Teixugueiras”


Situa-se junto à estrada do Ozendo a cerca de 300 metros da Rotunda de São Cristóvão.

Diz a tradição oral que este cruzeiro faz lembrar a morte de um homem que roubava mel das colmeias existentes ao redor do local onde se situa.

Segundo testemunhos, que podem já ter sido adulterados, logo, diferentes da realidade de então, constava que o mel desaparecia das colmeias e que os proprietários se postaram de guarda, numa noite, esperando que o suposto ladrão aparecesse. Não se sabe se o homem aqui assassinado era o verdadeiro ladrão, se era o proprietário, ou um simples viajante que passava no local errado.

O registo de óbito nº 26 do dia 1 de Julho de 1903 diz que “foi encontrado morto, pelas quatro horas da manhã, presumindo-se que assassinado, no sítio das “Teixugueiras” um individuo do sexo masculino por nome José Augusto Pereira, solteiro, ferrador, de 28 anos de idade. filho de José Pereira Ferrador e de Joaquina Martins Antão, proprietária, naturais da freguesia do Souto.”

Foi sepultado no cemitério público do Sabugal!

O vigário Manuel Nunes Garcia.

Tendo em conta a profissão, dele e do pai, ambos ferradores e a qualidade da mãe: proprietária, não é muito credível a história, no entanto a verdade nunca se saberá, apenas resta este cruzeiro a lembrar a intolerância e a barbárie de há pouco mais de um século atrás e que até aos nossos dias deveriam ter evoluído mais no sentido positivo e humanista numa sociedade que se diz civilizada mas que ainda tem um longo caminho a percorrer.

Ticarlos

Sem comentários:

Enviar um comentário